quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ALERTA!



Síndrome do Pânico, como identificar e como tratar.

Eu tenho, mas eu não tomo remédio. Aliás, eu não tomo remédio prá quase nada. Uma vez tive que fazer uma Tomografia [isso exige um post à parte, porque eu sou uma tia meio claustrofóbica, então, já viu, né?] e tive que tomar anti-alérgico - por causa do contraste -, porque a tia lá do laboratório perguntava assim... "... toma remédio pro coração, prá circulação, prá pressão? é sem noção? é alérgica à penicilina, à anfetamina, à serpentina? não? ah, então vai ter que tomar remédio..."... Af!

Sou meio avessa à remédio, um dia conto o porquê.

Prá não precisar tomar remédio, eu criei uns mecanismos que me ajudam a "segurar a onda", porque, prá mim, o pior da Síndrome do Pânico é ter que sair de casa. Eu detesto sair de casa! Daí, eu faço assim, tipo, procuro ir ao mercado de manhã cedo - 8:30h quando abre a loja -, quando só estamos eu e os funcionários e um que outro consumidor da madrugada que nem eu. Se precisar ir outra hora, procuro sempre ir pela manhã que é mais tranqüilo, ou no final da tarde, antes das 19h, que é a hora do rush. Daí a Nah vai me buscar e eu espero lá fora. Banco é o pior lugar prá mim. Prefiro internet bancking ou caixa eletrônico, mas nem sempre dá, então, só vou ao banco entre 12h e 13h, se não der, já vou sabendo que vou passar um bocadinho mal, mas daí, eu rezo. Sério. Salmo de Davi, nº23. Shopping às terças, que não tem ninguém. O cinema é mais baratinho, mas aí, quérida!, tem o DVD. Quase não saio sozinha. Ou vou com a Nah, ou com amigas. Mas saio bem pouco de casa. Lugar cheio, fechado e escuro, NÃO!, multidão, NÃO!, telefone e celular, NÃO, mas uso porque, né?, tem que usar! De resto, ir às compras, visitar lugares, viajar, tudo eu faço, mas não vou sozinha, e se for, já sabes, só em horários, digamos, esdrúxulos! Enfim, qualquer coisa que me impeça de ter o "controle da situação", NÃO! Até agora, tem dado certo e isso já tem uns 10 anos. Mas o vídeo é muito válido, porque existem várias pessoas que sofrem muito de ansiedade e tal, e não sabem o que fazer. De repente, pode ser Síndrome do Pânico. A psiquiatra explicou bem direitinho como acontece, como a Síndrome age e o que fazer prá controlar. E assistir ao vídeo, pode ser que ajude alguém, né?
Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • blogmarks
  • Fark
  • Furl
  • Live
  • NewsVine
  • Reddit
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • YahooMyWeb

2 comentários:

  1. Lu, conhece o Gaiarsa? Ele tem gravado alguns vídeos no Youtube e entre eles tem uma série que fala de ansiedade, respiração e eu acho ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. não conheço, mas peraí que vou lá ver...

    ResponderExcluir

Eu conto, tu comentas. Tri legal!