quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Eu tenho...

... uma filosofia... "Se você não puder, ou não souber, fazer alguma coisa, cerque-se de pessoas que possam, ou saibam." Afinal, prá mim, cada um na vida tem o seu papel. Eu não sou uma grande cozinheira. Nem sou do tipo que gosta taaaaaanto assim de cozinhar. Sempre fomos uma família pequena, de modo que prá poucos, cozinhar não tem a menor graça. Agora, de uma coisa eu não abro mão... Esse negócio de comer de pé na pia não rola. Eu ponho a mesa, sempre, em todas as refeições, mesmo que seja só prá mim. Comer na cama faz farelo, comer em frente à TV distrai a atenção. Até mesmo se tu usares aquelas bandejas lindas de comer na cama, das quais eu possuo dois itens e estão aposentadas lá na cozinha. Nananão! Não dá. Mesa é mesa e pronto!

Bem, como eu ia contando... Já que eu não sou uma expert em culinária, pelo menos eu posso dizer que sou excelente de garfo. E também sei reconhecer os bons profissionais. O Anonymous é um. E é dele esta dica...

Óleo aromatizado
Você pode dar um toque especial a uma salada ou a um prato utilizando um óleo aromatizado, ao invés de óleo comum. Óleos aromatizados são óleos que contém aromas de ervas, vegetais ou outros ingredientes. Existem três formas de aromatizar um óleo:- Cozinhando um legume em óleo e depois passando este legume, junto com o óleo, no processador de alimentos. Você vai obter um purê oleoso, que pode ser utilizado em gotas para enfeitar um prato ou guarnecer peixes e carnes.- Colocando um tempero ou erva em infusão no óleo morno. Este óleo deve ficar em descanso por alguns dias, na geladeira, e passado em um coador antes de ser utilizado.- Cozinhando algum ingrediente no óleo por algum tempo. Este ingrediente (casca de alho, por exemplo) deve ser coado antes de se utiliar o óleo.Em qualquer dos casos acima, os óleos aromatizados ficam mais gostosos quando preparados com altecedência, pois tem mais tempo para desenvolver o sabor. Em geral, óleos aromatizados duram até 2 semanas na geladeira.Para preparar um óleo aromatizado, utilize óleo de oliva comum. Evite os do tipo virgem ou extra-virgem pois estes têm um sabor muito acentuado que pode mascarar o aroma que você deseja impor ao óleo. Guarde os óleos em vidros bonitos e coloridos e sirva vários a seus convidados!
Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • blogmarks
  • Fark
  • Furl
  • Live
  • NewsVine
  • Reddit
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • YahooMyWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu comentas. Tri legal!