segunda-feira, 30 de março de 2009

Ensaio sobre...

... a velhice.

Uma coisa impressionante a passagem do tempo. Vocês não acham? Eu acho. Com todas as artimanhas da indústria da beleza e, porque não dizer, da tecnologia, criadas para "parar" ou estabilizar ou driblar o tempo, é impressionante que alguém nesse mundo ainda se sinta velho. Bem, pois eu me sinto. Acho genial quando as pessoas comentam... "me sinto como se tivesse 20 anos!". Pois eu me sinto como se tivesse 100! Embora eu deva dizer, apesar de não poder lhes provar - LOL! -, que eu tenho a mesma cara de quando tinha 15 anos. Believe me! Mas o corpo sente. A cabeça também. Os olhos cansam, a mente esquece, os ossos doem... Como saber se estamos ficando velhos? Basta olhar no espelho, será? Ou são outros sintomas, como esses que eu acabo de citar? Hummm... Sem resposta... Outro dia li uma matéria que dá conta de que a velhice começa aos 27. Eu não sei bem quando foi que comecei a me sentir velha, mas faz tempo já. Não aparece tão explicitamente nos rosto, ou nas rugas - que eu quase não tenho, há há!, mas mostra-se claramente em outros aspectos. Cabelos brancos, talvez. Mas sei de gente que tem cabelos brancos, é relativamente jovem e, pasmem!, isso, prá alguns é charme! Hummm... Sem resposta outra vez. Não sei o que penso disso. Eu vejo o tempo passar por mim através dos outros. Quando eu encontro alguém que eu conheço e que parece mais envelhecido do que eu me lembrava que talvez seria? Entendem? Tá, eu compliquei... Mas o que eu quero dizer é que eu me olho no espelho e não vejo uma Luzinha velha. Eu vejo a Luzinha de sempre. Ok, tem aqueles vincos - Horríveis! - de expressão no sorriso, sabem? Uma vez a Natura "curava" isso... Agora, não mais!!!!! Deixei de comprar porque acho que não tem a mesma "qualidade" de tempos atrás. Cinco anos atrás, prá ser exata. Perderam a freguesa e olha que eu era uma ótima freguesa! Eu não me preocupo muito com a passagem do tempo, mas eu me preocupo sobre o que vai ficar depois que eu me for. O que vai ficar de mim. Não que eu queira ser lembrada, não é isso, exatamente. Mas eu gostaria de saber que, em algum momento, eu fiz a diferença para algo ou alguém. Que alguém me cite numa frase, ou eleve o seu pensamento sobre a minha pessoa... Ah!, divagações, delírios. E sabe o que é mais engraçado? É que tudo isso me ocorreu, ontem, assistindo ao jogo da Seleção. É, parece que o tempo não passa só prá mim...
Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • blogmarks
  • Fark
  • Furl
  • Live
  • NewsVine
  • Reddit
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • YahooMyWeb

6 comentários:

  1. (We don't trust the translation entirely, but we'll comment anyway). Time is indeed a strange thing. Our woman has been very worried about time lately (and wrinkles and so on). We think that once you've been on this earth and been loved by someone, you'll somehow be remembered forever.

    ResponderExcluir
  2. dears, I really appreciated all you said! thank you for those beautiful words! God bless you both and your family!

    :^D

    ResponderExcluir
  3. Olá td bem Luzinha??
    Pela 1º vez hj visito teu blog e não posso dizer outra coisa senão PERFEITO..ele é recheado de gatinhos lindos,e no mais observei q vc curte o Grêmio,ou seja vc é de Porto Alegre??Deixo aki meu e-mail para trocarmos idéias dos filhos de patas oq achas??Bjks segue:
    marcelaschirmann@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ah Luzinha, engraçado mas sei como se sente,rs. Já nasci envelhecida... Porém, ter uma alma mais velha me ensina a apreciar coisas simples que a outros passam desapercebidas. Beijos, fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Luzinha,
    Acho que com a passagem doo tempo ficamos preocupados com o nosso legado, o que deixaremos de importante e se lembrarão de nós.
    Talvez o nosso grande erro seja pensar que precisamos mudar o mundo, sermos geniais, descobrir algo de interesse mundial. Mas tenho certeza, que pra aqueles que convivem contigo, as lembranças de palavras carinhosas na hora que precisavam de colo, um gesto pequeno como um abraço ou mesmo uma ligação só pra saber como a pessoa estava, fica marcado para sempre.

    Falando nisso, tenho pensado muito que vc quase não me visita...snif...snif..
    bj

    ResponderExcluir
  6. Luzinha, me identifiquei muito com a parte de "encontrar um conhecido" e perceber nele a passagem do tempo... é quando nos damos conta mesmo! rsss
    sobre a preocupação do legado... acho interessante pensar ao contrário: quanto aprendizado você é quem está acumulando! o que deixamos aos outros é consequência do que acreditamos e de que como agimos - e qui no "mundo blog", você já faz a diferença!
    Mas afinal, a gente está aqui hoje, mas somos muito, muito mais!
    Um beijão da família fru.

    ResponderExcluir

Eu conto, tu comentas. Tri legal!