quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11/09/2001 -...

... o dia em que o mundo parou.

Eu estava terminando de ler os jornais, sim porque aqui em casa é toda uma saison de leitura de jornais. Eu assino 2 jornais. A ZH e o Pioneiro. A Zero Hora é da capital - Porto Alegre -, e o Pioneiro é daqui de Caxias. Eu gosto mais da ZH, a Nah mais do Pioneiro. Normalmente, eu só pego os jornais quando eu vou no mercado, de manhã cedo. Tipo umas 8h e tanto. Sim, bem cedo. Só tem praticamente eu e os funcionários no mercado, mas isso é outra história que eu conto outro dia. [Se é que já não contei, sabe como é... memória de mosquito, dá nisso!]

Bem, como eu ia contando, estava lendo o Pioneiro e duas matérias me chamaram à atenção. A primeira, lógico, é a do 11/9. A segunda, sobre o LHC, que eu mencionei em posts ontem. Ali, mais prá baixo, um pouquinho.

No dia 11/09/2001, na hora do atentado, eu estava sentada, à frente do computador, na minha outra casa. Naquela época, tudo que era "comunicativo" ficava no quarto da Nah. TV, telefone, vídeo-cassete, computador, essas coisas... Estava, então, navegando no site do Terra, lendo e-mails, era uma internet diferente aquela..., saí da capa e quando voltei vi o momento em que a imagem do primeiro avião se chocando contra uma das torres do WTC era mostrada num link do Terra. Achei que era uma propaganda dum filme de ficção, de espionagem, sei lá. Mas como a imagem insistia em continuar se repetindo, liguei a TV. Na Globo. Carlos Nascimento, no Plantão do Jornal Hoje, se não me engano, comentava o choque do avião contra as Torres, sem explicar direito o que acontecia. De repente, vem o outro avião. Foi a coisa mais chocante que eu vi na minha vida. Ali, ao vivo, não em loco, mas ainda assim chocante. A imagem mais triste que eu guardo, porém, não é a dos choques, mas das pessoas andando à pé, sem entender, sem saber, sem rumo, sem nada, pela ponte... Eu não sei que ponte era. Eu não conheço Nova Iorque. Mas foi, sim, a coisa mais desesperadora que eu vi, até hoje.

Quanto ao LHC, cheguei a ver ontem, na capa do Globo.com, mas não dei muita bola, que uma indiana tinha se suicidado com medo do fim do mundo. Bem, nada aconteceu - Graças a Deus! - e estamos todos aqui, a não ser que eu esteja vivendo num universo paralelo. O mundo não acabou.

Agora, prá descontrair... Fim da picada, mesmo, foi o jogo da Seleção ontem. Tu acreditas que eu dormi o segundo tempo inteiro? Acordei no exato minuto em que o árbitro apitou. Ainda bem.
Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • blogmarks
  • Fark
  • Furl
  • Live
  • NewsVine
  • Reddit
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • YahooMyWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu comentas. Tri legal!