sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O maior...



... espetáculo da Terra vai começar... O carnaval, o carnaval, o carnaval...

Vai passar
Nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo
Da velha cidade
Essa noite vai
Se arrepiar [...]


Eu não sou muito de carnaval. Não gosto de muvuca e multidão. Meu carnaval este ano vai ser como sempre foi. Em casa, em frente à TV. Eu durmo a maior parte do tempo, mas quando passa a Beija-Flor eu estou sempre acordada! Eu acho a Beija-Flor a mais linda, a mais irreverente, a mais luminosa, a mais tudo do carnaval carioca. O desfile a que assisti, que mais me marcou, foi Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia - 1989. Nesse desfile, quem se lembra, havia uma alegoria do Cristo Redentor que foi impedida de entrar na avenida. A justiça carioca acatou uma liminar e o carro não iria desfilar. Mas eis que Joãsinho Trinta, o memorável, impagável, sensacional Joãosinho Trinta, com sua criatividade ímpar e irreverência sem igual, cobriu o Cristo com um plástico preto e sobre ele uma faixa onde se lia: "Mesmo proibido, olhai por nós!" Joãosinho fez esse desfile em contraponto a tudo que diziam a seu respeito sobre exagerar nas fantasias, gastar muito, fazer um carnaval luxuoso demais. A isso tudo ele respondia... "Pobre gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual". Ratos e Urubus foi um enredo onde os integrantes da comunidade vieram todos fantasiados com fantasias de trapos. Tudo remetia à sujeira, ao lixo, à pobreza e à miséria. Foi ovacionado. A platéia, nas arquibancadas, delirava. Todos cantavam o samba. Os garis entraram "literalmente" na dança e sambaram atrás da Beija-Flor. Foi uma das cenas mais lindas de festa popular que eu já vi. Nesse ano, a Beija-Flor foi vice-campeã. Atualmente, a Beija-Flor é a campeã do carnaval carioca. Em 2008 a Azul e Branco de Nilópolis promete, fazendo uma homenagem ao estado do Amapá com este samba-enredo, e eu vou estar, como sempre, ligada na TV prá assistir.
Neste link tu podes ver como é o sambódromo carioca. Eu tenho medo de avião [eu e o Belchior... ahahahaha!], mas um dia, se Deus quiser - e ele há de querer -, eu vou ver a Beija-Flor, ao vivo, lá no sambódromo! Sabe aquelas "mil de coisas" que tu tens que fazer antes de morrer? Pois é. Essa é uma. Bom carnaval, gente!!!!
Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • blogmarks
  • Fark
  • Furl
  • Live
  • NewsVine
  • Reddit
  • Slashdot
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • YahooMyWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu conto, tu comentas. Tri legal!